PERGUNTA 4 1. Q#5 COD#089 A premissa fundamental do licenciamento ambiental consiste na exigência de avaliação de impacto ambiental para os empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento, de forma a prevenir e/ou mitigar danos ambientais que venham a afetar o equilíbrio ecológico e socioeconômico, comprometendo a qualidade ambiental de uma determinada localidade, região ou pais. O estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - EIA/RIMA, instituído pela Resolução do CONAMA nº 001/1986, constitui a avaliação de impacto ambiental utilizada nos procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades consideradas causadoras de significativa degradação ambiental (fonte: www.mma.gov.br. Acesso em 10/03/2018). Analise as assertivas de I a III quanto a sua veracidade (se verdadeiras ou falsas) e assinale a alternativa correta: I - Na avaliação dos impactos ambientais deverão ser apresentados dados e fontes de referências utilizadas para subsidiar a análise e discussão da abrangência, magnitude e importância dos impactos. II - Os objetivos da avaliação de impacto ambiental são antecipar e evitar os efeitos adversos significativos de propostas de desenvolvimento. III - A institucionalização da Avaliação de Impacto Ambiental como um instrumento de gestão se deu na ocasião da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972. e. I - V; II - F; III - V. PERGUNTA 5 1. Q#9 COD#079 Para operacionalizar os princípios estabelecidos nos Acordos e Convenções Internacionais são necessários instrumentos gerenciais. O processo de Normalização internacional é intensificado com a criação da International Organization for Standardization (ISO) em 1947. É válido destacar que recebeu propositadamente essa sigla ISO. O que significa ISO em grego? d. Igualdade PERGUNTA 6 1. Q#4 COD#074 Entre os conceitos mais presentes nas organizações, estão a ________I________ e a ________II________, que se relacionam e se complementam, fortalecendo os sistemas de gestão ambiental nas empresas. O conceito I atinge-se através da oferta de bens e serviços a preços competitivos, que, por um lado, satisfaçam as necessidades humanas e contribuam para a qualidade de vida e, por outro, reduzam progressivamente o impacto ecológico e a intensidade de utilização de recursos ao longo do ciclo de vida, até atingirem um nível, que pelo menos, respeite a capacidade de sustentação estimada para o planeta. Já o conceito II refere-se à transformação dos recursos naturais efetivamente em produtos e sem a geração de resíduos. Os termos que explicam adequadamente os conceitos I e II podem ser encontrados na alternativa: a. I - ecoeficiência; II - produção mais limpa.
Respostas
Olá,
PERGUNTA 4 1.
I. Verdadeiro. Em se tratando da avaliação dos impactos ambientais, deverão ser apresentadas fontes confiáveis de dados e informações sobre tais impactos sob o ambiente.
II. Falso. Os objetivos da avaliação de impacto ambiental são antecipar e evitar possíveis riscos de danos ambientais.
III. Verdadeiro. A institucionalização da Avaliação de Impacto Ambiental realmente ocorrei com o advento da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 1972.
PERGUNTA 5 1
Sobre os conceitos mais presentes nas organizações, tem-se o primeiro deles como melhora na oferta de bens e serviços a preços competitivos juntamente com a eficiência ambiental, que é o conceito de Ecoeficiência.
Em segundo, a Produção Mais Limpa preconiza a transformação dos recursos naturais efetivamente em produtos e sem a geração de resíduos.
l. Ecoeficiência; II. Produção Mais Limpa.
Abraços!