Respostas
respondido por:
2
A maioria dos insetos produz um barulhinho, mesmo que seja muito baixo, e a gente não escute. Alguns sons são mais melodiosos e, por isso, imagina-se que esse bichinho esteja cantando.
A razão para isso é simples. Cada espécie emite um som único, em geral produzido pelo macho, principalmente, para atrair a fêmea que reconhece o canto como um chamado para a reprodução. Além disso, o som serve para se comunicar e como alerta para avisar quando o predador está por perto
Poucos desses ruídos podem ser ouvidos pelo homem. Isso porque a gente capta sons na frequência de 20 Hertz (unidade de medida do som) a 20.000Hz, enquanto que os insetos produzem entre 1Hz e 100Hz. Assim, nem sempre estão ao nosso alcance.
Os tímpanos também são as membranas responsáveis pela captação dos sons pelos insetos. Mas, diferente do que ocorre com os humanos, eles não emitem som pela boca. Alguns fazem ruído ao raspar ou esfregar partes do corpo entre si, por um mecanismo chamado estridulação. Os gafanhotos raspam uma perna na outra; os grilos o produzem por meio de atrito entre as asas. Inclusive o ruído de bater das asas é uma forma de comunicação entre abelhas, moscas e mosquitos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás