analise os tres primeiros governos militares: castelo branco costa e silva e medici . quais as principais medidas tomadas pelos militares? como foi a reacao da sociedade brasileira? oq esse período representou a nossa sociedade?
Respostas
Castelo Branco: Criou junto com a Junta Militar os 4 primeiros atos institucionais, em que conseguiam o poder de cassar mandatos de parlamentares, eleições indiretas para Governador e Presidente, proibição das greves, controle severo dos salários e a dissolução de todos os Partidos Políticos, que são substituídos por dois novos, o Movimento Democrático Brasileiro(MDB) e a ARENA(Aliança Renovadora Nacional). A sociedade percebia o autoritarismo, principalmente com os AI(Atos Institucionais) mas não tinham muito o que fazer, mas, uma minoria, que eram os Guerrilheiros, já planejavam uma oposição com o uso da força.
Costa e Silva: Cria o Programa de Desenvolvimento , que defendia uma participação maior do Estado na Economia, começando também um grande estímulo ás exportações das multinacionais, que deixavam de pagar vários impostos, os líderes políticos que foram afastados e estudantes começaram a se revoltar e a formar uma forte oposição aos militares, já que Costa e Silva detinha medidas polêmicas, como a de transformar o ensino público em privado, o movimento ganha a participação da classe operária, em março de 1968, morre o estudante Edson Luís, a revolta da população aumenta e os estudantes organizam a chamada Passeata dos Cem Mil no RJ e Costa e Silva criou o AI 5, em que fecha o congresso e cassa deputados mesmo sem autorização, tirar direitos políticos de qualquer cidadão e passa a ter o poder de intervir nos estados e municípios.
Médici: O Governo Médici permite a cassação imediata de mandatos, o afastamento do serviço público e a abertura de inquérito contra qualquer pessoa que ameaçasse a ordem estabelecida pelo Regime Militar, aumenta as Revoltas dos guerrilheiros, que já usavam da força como instrumento de oposição desde os primeiros anos do Regime Militar, com Bombas, assaltos á Bancos e sequestro de pessoas importantes, como de Embaixadores, o Governo cria órgãos de repressão contra a oposição dos guerrilheiros.
Médici foi o único Presidente Militar entre os 3 primeiros deles, que nunca fechou o congresso.