Respostas
A movimentação interna de materiais é o processo de entrada e saída de mercadorias no armazém de uma empresa.
Esse processo deve obedecer a um determinado esquema de logística, com o objetivo de fazer com que essa movimentação ocorra da forma mais natural, fluida e eficiente possível.
São as entradas de mercadorias no estoque e as saídas para a venda, transferências entre filiais, ou mesmo para a utilização no seio da empresa, as quais devem ser submetidas a esquemas que tornem o processo seguro, rápido e criterioso.
A decisão relacionada com equipamentos de movimentação interna em uma empresa depende de aspectos como o tipo de materiais utilizados, as dimensões do local e os objetivos específicos com esta atividade determinada.
CONCEITO DE MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS
A movimentação interna de materiais consiste, de forma básica, no processo que realiza a entrada e saída de materiais no galpão de uma empresa específica.
O foco principal, neste tipo de atividade, consiste na realização desta movimentação de maneira natural e eficiente obedecendo a um esquema de logística determinado. Neste caso, são entendidas como:
- Entradas: mercadorias que são recebidas no estoque vindas dos fornecedores;
- Saídas: retirada de materiais para vendas, uso em outros locais da empresa e transferências entre filiais quando for o caso.
Desta forma, a movimentação interna de materiais é uma atividade que realiza o transporte de pequenas quantidades de bens em distâncias pequenas auxiliando no aumento dos lucros e redução das despesas.
DEFINIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS
A definição dos equipamentos a serem usados na movimentação interna de materiais exige, sem dúvidas, a determinado de todo o planejamento de logística a ser realizado.
De forma geral, a logística deste tipo de atividade deve ser composta por etapas como:
- Definição da realização da atividade: estabelece o layout físico indicando onde os materiais serão colocados;
- Definição modelo para movimentação dos materiais: indica os veículos que serão usados para esta atividade quanto ao tamanho, potência e ordem dos materiais dentro do estoque;
- Determinar o equipamento ideal em cada atividade
- Controle no uso de combustíveis
- Capacitação dos funcionários:
- Utilização de novas formas de armazenagem
De todas estas etapas, as quatro últimas estão relacionadas com a escolha do equipamento para movimentação interna de materiais que pode ser encontrado em variados modelos como: empilhadeiras, paleteiras, guindastes, esteiras transportadoras, gruas, monovias e outros.
Neste caso, a escolha ideal do equipamento exige a definição não apenas do modelo como também o momento em que serão adotados e como será feito isso.
A partir destas definições, é possível uma otimização do processo com resultados como:
- Evita uso excessivo de determinados equipamentos;
- Determina o equipamento certo para transportar o material certo;
- Reduz gastos com compra equipamentos desnecessários
Para saber mais sobre Movimentação interna de materiais: https://brainly.com.br/tarefa/24475678