• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kytahaas
  • Perguntado 7 anos atrás

Conforme Castro (2014), "Na educação, resvalamos para épocas pré-científicas, tratando assuntos quantificáveis sem usar números. É como elucubrar sobre o peso de alguém em vez de pedir que suba na balança. Houve avanços de quantificação, permitindo medir com mais segurança o que os alunos aprenderam na escola, mas isso é ignorado por muitas vozes barulhentas. Há os que querem discutir se a educação piorou sem usar nem entender as estatísticas. Outros querem escolher qual forma de ensinar é melhor, sem medir se com ela os alunos aprendem mais. Os supostamente doutos criticam o Provão e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) sem ter a cultura técnica para fazê-lo. Não fosse o bastante, a evidência rigorosamente controlada é tratada como mais um palpite de mais alguém. Da era de Einstein, recuamos para a de Galileu." (Os tortuosos Caminhos da Educação, p. 17) Diante ao trecho acima, podemos inferir que:


a) o sistema de avaliação sobre a educação no Brasil é capaz de chegar a conclusões sem necessitar de processos complexos de análises.


b) o sistema de análise sobre o sistema de ensino na atualidade no Brasil melhorou muito em relação aos países vizinhos.


c) o sistema de análise desenvolvido por Galileu demonstra ser mais eficiente do que o utilizado na atualidade.


d) o autor faz uma comparação entre os resultados alcançados pelo antigo Provão com o atual sistema de avaliação ENADE, demonstrando assim, que o primeiro (Provão) era melhor que o sistema atual.


e) o autor faz uma crítica ao sistema de avaliação que ocorre hoje sobre a educação no país onde, através de observações não quantificadas e mensuradas, chegam a conclusões superficiais.

Respostas

respondido por: anielealves83
24

resposta correta letra E

respondido por: patywagmaker1994
12

Resposta:

E - o autor faz uma crítica ao sistema de avaliação que ocorre hoje sobre a educação no país onde, através de observações não quantificadas e mensuradas, chegam a conclusões superficiais.

Explicação:O autor faz uma crítica aos sistema que avalia o processo educacional que parte de uma observação simplista, não testada ou mensurada de acordo com os princípios científicos.

Perguntas similares