DESAFIO O "mito da caverna " de Platão Estabeleça um paralelo entre: - os homens que viviam aprisionados na caverna - homens diante da televisão - alunos em fileiras em frente ao quadro em uma sala de aula
Respostas
Olá!
Respondi em outra mesma pergunta que você fez.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Ainda hoje, os meios de comunicação, representados principalmente pela televisão (que faz parte da maioria das residências em nosso país), interferem no modo de as pessoas agirem, pensarem e se relacionarem com o mundo. O ser humano passa horas sentado à frente da televisão, de “costas” para a vida real, em uma postura de não questionamento. A “verdade” transmitida/imposta pela televisão não passa de sombras da realidade. Com o passar do tempo, assim como aconteceu com os homens aprisionados na caverna, o ser humano torna-se acomodado, prisioneiro, mero espectador da vida. O mesmo acontece no ambiente escolar tradicional, onde não é permitido questionar, ser diferente. Alunos são "acorrentados" nas cadeiras, um atrás do outro, olhando as "sombras" no quadro transmitidas pelo professor.
Explicação:
Platão elaborou essa fábula para que as pessoas pudessem perceber que há muitas coisas que nós acreditamos em função do nosso modo de pensar. No meu ponto de vista, Platão queria nos mostrar que aqueles homens primitivos se encantavam assistindo às sombras e achavam que a vida deles fosse apenas isso e nada mais. Do mesmo modo que aqueles homens primitivos ficavam obcecados por aquelas sombras, os homens de hoje em dia estão obcecados pela televisão e por outros meios de comunicação. Muitas crianças nunca tiveram um contato maior com a natureza, nem com alguns animais, porque a televisão mostra essa natureza e esses animais de forma comum, isso traz uma realidade inexistente a essas crianças, tirando assim a curiosidade delas. Um bom paralelo para se criar diante do mito da caverna com as três coisas citadas, é que em todas elas estamos diante de algo que de certa forma nos aprisionam e nos acomodam a não buscar por mais, mais curiosidade, mais aprendizados, mais pesquisas. Ali temos todas as informações "mastigadas" para nós e não desperta o interesse de saber mais, fora daquela realidade. Tanto na caverna, na televisão ou na sala de aula.