PERGUNTA 1
Para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Governo, brasileiro, por meio da Lei 8080, estabeleceu que:
a.
o SUS também é responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, de acordo com os preceitos de promoção, proteção e recuperação da saúde.
b.
o SUS também é responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, apesar de a alimentação não se enquadrar nos preceitos de promoção, proteção e recuperação da saúde.
c.
o SUS não deve ser responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, porque a alimentação apresenta influências regionais, sendo que o SUS apresenta os mesmos preceitos nacionalmente.
d.
o SUS não deve ser responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, porque atua de acordo com os preceitos de promoção, proteção e recuperação da saúde, sendo que a alimentação não se enquadra nesses itens de assistência.
e.
o SUS é o único responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, porque atua de acordo com os preceitos de promoção, proteção e recuperação da saúde, sendo que a alimentação deve ser entendida como pertencente somente às Políticas Públicas em Saúde, já que os aspectos sociais, econômicos e culturais pouco ou nada influenciam nos hábitos alimentares.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) passa por diversos aspectos, entre estes, disponibilidade de alimentos, adequação, acessibilidade e estabilidade do acesso a alimentos produzidos e consumidos de forma soberana, sustentável, digna e emancipatória (MACHADO, 2017). Com base nesse pensamento, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - Alimentação adequada não diz respeito somente a ter “comida no prato”.
II - A quantidade de agrotóxicos e o plantio conforme as recomendações para manutenção da riqueza de solo não dizem respeito ao DHAA, já que eles são aspectos de responsabilidade do produtor e não do consumidor.
III - A rotulagem nutricional também deve ser analisada para a prática do DHAA, isso porque ela permite a autonomia e aquisição de conhecimentos que proporcionam escolhas adequadas de compra e preparo dos alimentos.
IV – A alimentação sendo reconhecida como uma das prioridades ao ser humano, e, portanto, um direito, passou a fazer parte das principais legislações. Dessa maneira, a fome mundial apresentou uma grande queda, apresentando, atualmente, números próximos ao zero.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
a.
F, F, V, V
b.
F, V, F, F
c.
V, V, F, F
d.
V, F, V, F
e.
V, V, F, V
0,25 pontos
PERGUNTA 3
Para a promoção do DHAA, criou-se a Vigilância de Alimentação e Nutricional (VAN) que atua no âmbito do SUS com os objetivos de:
a.
promover uma descrição contínua do que os indivíduos consomem, para que as empresas alimentícias possam expandir o mercado de vendas, e assim, colaborar com a economia nacional.
b.
promover uma descrição contínua exclusivamente do perfil nutricional da população infantil, pois, dessa maneira, podem-se prevenir doenças futuras, sendo este um dos preceitos do SUS.
c.
promover uma descrição contínua do perfil nutricional da população, quais são as tendências das condições da alimentação brasileira e como elas podem influenciar, como fatores determinantes, no estado nutricional dos indivíduos.
d.
promover ações de educação nutricional somente dentro das instituições de ensino, para crianças entre 6 a 12 anos, já que o preceito de prevenção faz parte do SUS.
e.
promover o diagnóstico e acompanhamento, em nível do SUS, dos indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
0,25 pontos
PERGUNTA 4
Em relação ao entendimento da ALIMENTAÇÃO como direito humano, podemos afirmar:
I - A alimentação é um direito inalienável a todos e faz parte dos Direitos Humanos, o que por si só o torna independente de legislações nacionais.
II - Está discriminado na Declaração Universal dos Direitos dos Humanos de 1948 traz em seu 25º Artigo.
III - A alimentação não pode ser entendida como direito universal devido à grande influência que tem da cultura local.
IV - Como a alimentação faz parte dos Direitos Humanos, não precisou ser citada na Constituição Federal Brasileira de 1988.
Estão corretas as afirmações:
a.
I, II e IV
b.
III e IV somente
c.
II e III somente
d.
I, II, III e IV
e.
I e II somente
Respostas
Bom dia !
1- Alternativa A
A vigilância alimentar está dentro destes preceitos, cuja lei 8080 dispõe sobre " as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências."
2- I - Alimentação adequada não diz respeito somente a ter “comida no prato”. Verdadeira, é preciso que o alimento consiga a atender as necessidades básicas do organismo ára sua sobrevivência de maneira digna.
II - A quantidade de agrotóxicos e o plantio conforme as recomendações para manutenção da riqueza de solo não dizem respeito ao DHAA, já que eles são aspectos de responsabilidade do produtor e não do consumidor. Falsa, elas dizem respeito ao DHAA, uma vez que estão diretamente ligadas à qualidade do alimento.
III - A rotulagem nutricional também deve ser analisada para a prática do DHAA, isso porque ela permite a autonomia e aquisição de conhecimentos que proporcionam escolhas adequadas de compra e preparo dos alimentos. Verdadeira, assim, é possível ter conhecimento do alimento que está sendo consumido.
IV – A alimentação sendo reconhecida como uma das prioridades ao ser humano, e, portanto, um direito, passou a fazer parte das principais legislações. Dessa maneira, a fome mundial apresentou uma grande queda, apresentando, atualmente, números próximos ao zero. Falsa, apesar dos esforços de políticas nacionais e mundiais em favor da erradicação da fome no mundo, o sistema capitalista ainda não permite que a fome seja combatida.
Alternativa d
3- Alternativa c
É preciso avaliar o consumo alimentar e antopometria de indivíduos em todas as fases da vida.
4-
I - A alimentação é um direito inalienável a todos e faz parte dos Direitos Humanos, o que por si só o torna independente de legislações nacionais. Verdadeira, por ser um direito básico, a alimentação é direito de todos independente de qualquer legislação.
II - Está discriminado na Declaração Universal dos Direitos dos Humanos de 1948 traz em seu 25º Artigo. Verdadeira, a alimentação é um direito básico elencado neste artigo junto com outros como habitação, cuidados médicos e serviços sociais.
III - A alimentação não pode ser entendida como direito universal devido à grande influência que tem da cultura local. Falsa, a alimentação é um direto universal porque é um direito básico que independe da cultura.
IV - Como a alimentação faz parte dos Direitos Humanos, não precisou ser citada na Constituição Federal Brasileira de 1988. Falsa, a alimentação é um direito elencado no art. 6 º da CF.
Alternativa e
Resposta:
1.A
2.D
3.C
4.E
Explicação:
CORRETAS