No período do Renascimento houve algumas mudanças de pensamento e ações referente ao corpo humano, ou seja, pode-se dizer que houve uma descoberta do corpo. Analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso). I - A revolução acadêmica, de que despontaram Da Vinci, Galileu, Newton e outros, começou a dessacralizar o corpo e as ideias sobre ele. II - Aparece novamente o "dualismo psicofísico" em que o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material. III - Outras concepções sobre o corpo foram se estabelecendo nesse período. Baruch Espinoza (1632-1677) afirma, em sua obra, não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem. As assertivas I, II e III são, respectivamente
Respostas
Bom dia !
I - A revolução acadêmica, de que despontaram Da Vinci, Galileu, Newton e outros, começou a dessacralizar o corpo e as ideias sobre ele. Falsa, o corpo ainda é a fonte de beleza.
II - Aparece novamente o "dualismo psicofísico" em que o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material. Verdadeira, neste período existem pensamentos filosóficos que ressaltam a importância da fé humana para que o homem desenvolva virtudes que permitam a evolução da alma.
III - Outras concepções sobre o corpo foram se estabelecendo nesse período. Baruch Espinoza (1632-1677) afirma, em sua obra, não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem. Verdadeiro, para ele a liberdade é auodeterminação e autonomia.