• Matéria: Pedagogia
  • Autor: najudri
  • Perguntado 7 anos atrás

Na contemporaneidade, em oposição ao domínio expresso do corpo pelo capitalismo seja ele privado ou de estado, surge um esforço para liberar as amarras do corpo. Surge uma ideia dominante nesse período que se caracteriza: a. pelo dualismo psicofísico, no qual o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material. b. pela idolatria do corpo. Querer ser sempre jovem, não ter rugas, estrias, querer ser esbelto. Garantir um corpo bonito, mesmo que seja à custa da saúde. Ser belo e desejado se impõe de modo avassalador. c. pelo corpo passar a ser um sinal de pecado e a religião faz sua purificação por meio do Ascetismo. d. por não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem. e. pela renúncia aos prazeres, o controle corporal por meio da abstinência, jejum, flagelo.

Respostas

respondido por: thaynnaba
2

olá1

no caso em questão podemos afirmar que a resposta certa é a letra b, qual seja: b. pela idolatria do corpo. Querer ser sempre jovem, não ter rugas, estrias, querer ser esbelto. Garantir um corpo bonito, mesmo que seja à custa da saúde. Ser belo e desejado se impõe de modo avassalador.

isso porque o texto da questão diz respeito a um culto ao corpo que surgiu na contemporaneidade. esse culto ao corpo é expressão de um capitalismo desenfreado e pela consecução de uma ideia de belo que está atrelado a um corpo perfeito.

espero ter ajudado!

Perguntas similares