Quanto à Seleção de pessoas é correto afirmar: a. Seleção de pessoas compreende o conjunto total de benefícios que a organização coloca à disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. b. Seleção de pessoas é a tarefa de atrair do mercado de trabalho candidatos em quantidade e qualidade adequadas às necessidades da empresa. c. Seleção de pessoas é o órgão responsável por buscar candidatos na própria empresa, o que chamamos de recrutamento interno; fora da empresa, recrutamento externo, ou em ambos, recrutamento misto. d. Seleção de pessoas é a busca, entre os candidatos recrutados, daqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando a manter ou aumentar e eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. e. Seleção de pessoas é avaliar o candidato para a fase do recrutamento.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

Boa tarde.

Tudo bem?

O papel do Recursos Humanos é realizar um processo seletivo designando a pretensão salarial, as funções que o trabalhador irá exercer, dentre outros.

Ou seja, é preciso fazer um planejamento, além de atribuir funções para aquela atividade, além de executá-la e acompanhá-la. Faz parte das atribuições de um gestor de projeto.

A seleção nada mais é que um 'filtro', isto é, escolher os candidatos que foram recrutados para a vaga.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Abraços!

respondido por: leojoker
0

Resposta:

Dada a importância do recrutamento para o bom andamento da seleção na empresa, é fundamental que esse processo seja bem elaborado e que possua muitos candidatos em potencial ao cargo vacante, pois o recrutamento alimenta o processo de seleção, que deve contar com boas opções.

Segundo Bateman e Snell (2012, p. 160), as vantagens do recrutamento interno são:

- Os empregadores conhecem os funcionários e estes conhecem a empresa.

- Essa modalidade de recrutamento apresenta uma oportunidade de ascensão aos atuais funcionários, incentivando-os a permanecer na empresa, a trabalhar duro e a ter sucesso, podendo ser também um mecanismo de motivação do atual quadro funcional. Além disso, normalmente o recrutamento interno é mais ágil e mais barato do que um recrutamento externo, pois se economiza o tempo de ambientação e integração do funcionário na empresa, além da economia em algumas capacitações. Além do mais, pode ser mais seguro investir e dar oportunidade para colaboradores conhecidos. Porém, a busca por pessoas somente dentro da empresa e a consequente formação interna de quadros apresentam alguns problemas.

- Se os funcionários carecerem de habilidades ou de talentos, resultarão em um universo de candidatos limitado, levando a más decisões de seleção. Além disso, uma política de recrutamento interno pode inibir uma empresa que queira mudar a natureza ou as metas de seu negócio por meio da atração de candidatos de fora (BATEMAN; SNELL, 2012, p. 160). Muitas vezes, a visão externa de novos funcionários pode oxigenar as ideias e ser muito benéfica do ponto de vista de visualizar problemas e a sua solução, além do potencial inovador na visão das pessoas que estavam fora do contexto da organização. É importante salientar que, em virtude de existir muitas vantagens e desvantagens nos recrutamentos internos e externos, a maioria das empresas opta por realizar o recrutamento misto, que faz com que seja possível usufruir de algumas vantagens do processo interno e de algumas do externo, assim como busca minimizar as desvantagens de cada um.

Explicação:

Perguntas similares