“Walter Benjamin, com sensibilidade para as pequenas e significativas mudanças nos modos metropolitanos, flagra o assomo de inovações técnicas, acionadas por gesto brusco, que vão do riscar do fósforo ao disparo do fotógrafo, bem como a produção de novos estímulos visuais, como a seção dos classificados nos jornais e, mais tarde, réclames, affiches. Entre outros exemplos relevantes, considerem-se também os jornais, com folhetins, artigos de crítica artística, literária e teatral, colunas de casos policiais e notas de mexericos; as exposições nacionais e as universais; os magazines e as passagens comerciais; os parques e jardins de uso público, nos quais se faculta a cada um o isolamento. Todas essas inovações pressupõem grandes concentrações humanas, pois assimilam comportamentos coletivos. Nas grandes cidades, desde o século XVIII, consolidam-se instituições, cujos procedimentos transtornam os modos de vida e que, mais tarde, difundem-se em outros locais. Configuram-se lá também novos mecanismos de observação e de confinamento de pessoas, classes, usos e ocupações, enquanto se disciplina uma nova ordem urbana vígil e policiada” (AZEVEDO, Ricardo Marques de. Uma Ideia de Metrópole no Século XIX. Rev. bras. Hist. [online], v. 18, n. 35, p.165-183. 1998).
Sobre as relações entre o nascimento da fotografia e o ambiente da cidade no século XIX, é correto afirmar:
a.
O Positivismo e a racionalidade são estímulos importantes para o desenvolvimento da fotografia, cujos temas iniciais retratam cidades grandes, sobretudo Paris.
b.
Alheia à racionalidade e ao ambiente urbano, a fotografia surge já com uma proposta artística e documental, como exemplifica o trabalho de Jacob Riis.
c.
A fotografia está ligada ao ambiente urbano pelos seus temas, mas nasce com uma intenção predominantemente artística e não racional.
d.
O francês Hercule Florence é considerado desde o século XIX um dos “descobridores” do processo fotográfico, juntamente com Daguerre e Niépce.
e.
Como a fotografia já era pesquisada em diferentes cidades do mundo há mais de cem anos, o seu desenvolvimento no século XIX foi natural e não necessitou de estímulos.
Respostas
respondido por:
5
tambem nao sei essa. alguma ajuda ai
elizandralis:
heheh essa e dificil a materia ficou mais dificil de achar as respostas estranho
respondido por:
16
Resposta:
Correta - a. O Positivismo e a racionalidade são estímulos importantes para o desenvolvimento da fotografia, cujos temas iniciais retratam cidades grandes, sobretudo Paris.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás