• Matéria: Biologia
  • Autor: marcosdaniel03
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a origem do carnaval

Respostas

respondido por: Anônimo
1

A Origem  Do Carnaval

Para alguns estudiosos, o Carnaval teve origem na Babilônia através da comemoração das Saceias. Nessa festa, concedia-se a um prisioneiro que assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.

Ainda na Babilônia outra festa poderia ter dado origem ao Carnaval quando, no templo do deus Marduk, o rei era agredido e humilhado, confirmando a sua inferioridade diante da figura divina.

Outros historiadores acreditam que o Carnaval teve início na Grécia por volta de 600 a.C., na altura em que era comemorado o princípio da primavera. Há, entretanto, suposições de que a sua origem decorre da Saturnália, quando, em Roma, as pessoas se mascaravam e passavam dias a brincar, comer e beber.

A palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”. O Carnaval antecede a Quaresma, que se inicia com a quarta-feira de cinzas, dia em que os católicos fazem jejum e não comem carne.

A Quaresma simboliza os quarenta dias em que Jesus esteve no deserto e que foi tentado pelo demônio antes de ser morto.

respondido por: paulaloira0704
0

Resposta:

Há controvérsias entre os historiadores sobre a origem do carnaval, mas ele é, com certeza, fruto da adaptação de festas pagãs para o calendário cristão.

O carnaval, que provavelmente surgiu da prática da Saturnália, um festival pagão romano, adentrou o calendário católico como uma forma de facilitar a conversão dos "pagãos" ao Cristianismo, tendo chegado ao Brasil com a colonização (católica) realizada por Portugal no país.

Adquiriu, com o tempo, formas diferentes de celebração, se tornando uma manifestação típica da cultura brasileira.

Explicação:

Outro rito era realizado pelo rei no período próximo ao equinócio da primavera, um momento de comemoração do ano novo na Mesopotâmia. O ritual ocorria no templo de Marduk (um dos primeiros deuses mesopotâmicos), onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.

O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao Carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao seu deus. Possivelmente a subversão de papéis sociais no Carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e outras práticas semelhantes, é associável a essa tradição mesopotâmica.

A associação entre o Carnaval e as orgias pode ainda relacionar-se com as festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos). Seriam eles dedicados ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos), marcados pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.

Havia ainda, em Roma, a Saturnália e a Lupercália. A primeira ocorria no solstício de inverno, em dezembro, e a segunda, em fevereiro, que seria o mês das divindades infernais, mas também das purificações. Tais festas duravam dias, com comidas, bebidas e danças. Os papéis sociais também eram invertidos temporariamente, com os escravos colocando-se nos locais de seus senhores, e estes colocando-se no papel de escravos.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas similares