Respostas
Oi, tudo bom?
Portugal já havia experimentado a utilização das capitanias hereditárias em outros domínios, como em Cabo Verde, por exemplo. O uso de capitanias hereditárias foi uma forma criada pela Coroa Portuguesa de promover a colonização do território de forma não-oficial. O governo português entregava as terras para um particular, chamado de donatário, que era responsável por explorar economicamente aquele território, o povoando, construindo vilas, etc. Dessa forma Portugal poderia lucrar com os impostos, enquanto não precisava se responsabilizar diretamente pela colonização. Fazia-se isso de forma indireta.
Vale lembrar que na época já haviam outras potências europeias atentas às terras brasileiras, como a França e a Holanda. As capitanias hereditárias foram uma forma mais fácil de exercer o controle português no Brasil, pelo menos em primeira instância.
Bons estudos!
Olá!
O sistema de capitanias hereditárias, consistia em dividir o litoral brasileiro em 15 faixas de terra horizontais e paralelas no sentido leste oeste e assim, entregar a pessoas da confiança do governo, a responsabilidade da colonização. Neste caso, havia um motivo para tal ato da coroa portuguesa: Navios franceses continuavam a assediar o litoral, assim, preocupado com esse fato, e também por acreditar que era possível fazer a colônia produzir e enviar uma quantidade maior de riquezas à metrópole, o governo português resolveu implementar o sistema de capitanias hereditárias, na qual seria implementado em 1534 e findado em 1536.
Dúvidas? Comente.