• Matéria: Pedagogia
  • Autor: camilabiacchirocha
  • Perguntado 7 anos atrás

No período do Renascimento houve algumas mudanças de pensamento e ações referente ao corpo humano, ou seja, pode-se dizer que houve uma descoberta do corpo.

Analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso).

I - A revolução acadêmica, de que despontaram Da Vinci, Galileu, Newton e outros, começou a dessacralizar o corpo e as ideias sobre ele.

II - Aparece novamente o "dualismo psicofísico" em que o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material.

III - Outras concepções sobre o corpo foram se estabelecendo nesse período. Baruch Espinoza (1632-1677) afirma, em sua obra, não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem.

As assertivas I, II e III são, respectivamente:


a.
V, V, V.

b.
F, F, V.

c.
F, V, V.

d.
V, F, V.

e.
V, V, F.

Respostas

respondido por: danilarodrigueoynulk
12

RESPOSTA: V, V, V

TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS

Na Idade Média, havia uma proibição expressa da Igreja em dissecar cadáveres, pois o corpo, embora fonte de pecado, era uma criação divina. Descobrir o corpo era um sacrilégio, pois Deus, que o havia criado, não deveria ser desrespeitado. A revolução acadêmica, onde despontavam Da Vinci, Galileu, Newton e outros, começou a dessacralizar o corpo e as ideias sobre ele. Um olhar secularizado passa a considerar o ser humano do ponto de vista biológico e físico, retirando-lhe a essência religiosa. Aparece novamente o “dualismo psicofísico” onde o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material. Outras concepções sobre o corpo foram se estabelecendo nesse período. Baruch Espinoza (1632-1677) afirma em sua obra não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem. Espinoza é um filósofo da vida e diz: “É falsa a moral baseada no dever, é falsa a moral baseada na falta e no mérito, é falsa a moral baseada em pecado e perdão”. Para Espinoza, liberdade é autodeterminação, é autonomia. O Renascimento e a Idade Moderna começam a libertar o corpo de todas as amarras externas que o prendiam.

respondido por: Guimasf
0

Todas as afirmativas estão corretas, letra A. O renascimento dessacraliza o corpo humano, visão que era promovida na Idade Média. O dualismo psicofísico ganha destaque, não havendo hierarquia entre corpo e espírito, mas uma relação integrada. O corpo passa a ser entendido como uma "máquina" e a ser estudado.

Renascimento

Há uma "redescoberta" do corpo humano durante o Renascimento. Passou-se a estudar a anatomia, as formas e expressões do corpo humano.

Também havia o objetivo de se aproximar da realidade e com isso, passou-se a valorizar a beleza do corpo e os prazeres (hedonismo). Estes eram vistos como pecaminosos durante a Idade Média.

Leia sobre o Renascimento: https://brainly.com.br/tarefa/210478

#SPJ2

Perguntas similares