• Matéria: Geografia
  • Autor: aparecida40santos
  • Perguntado 7 anos atrás

O que diferencia o processo de apropriação do território africano pelas potências europeias,ocorrido nos séculos XV e XVI,do processo que aconteceu a partir do século XIX?

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
25

Oi, tudo bom?

O processo de apropriação do território africano pelas potências europeias ocorridos nos séculos XV e XVI ficou conhecido como colonialismo, que consistia em domínio direto e formal sobre o território conquistado. Um país colonizado era posse do conquistador, com suas terras e recursos dominados.

Porém, o cenário colonial mudou com o tempo, e a partir do século XIX esse cenário ficou conhecido como neocolonialismo (novo colonialismo). Agora, o domínio era exercido de forma indireta. Não mais se preocupavam em ocupar as terras, e sim exercer forte influência política e econômica, subjugando nações pelo poder da diplomacia e do capital (dinheiro). A intenção era de dominar os mercados consumidores desses países. Uma ocupação efetiva do território poderia se tornar muito custosa e desastrosa, pois os povos conquistados poderiam se rebelar, por exemplo. Essa forma de dominação é muito mais sutil, e igualmente efetiva para os interesses das potências.


Bons estudos!

Perguntas similares