O socialismo adotado pela união soviética e por países como Cuba e China não correspondeu ao socialismo proposto por seus idealizadores. Explique essa afirmação
Respostas
Oi, tudo bom?
O comunismo é uma ideologia política e econômica criada pelo sociólogo alemão Karl Marx e aprimorado pelo revolucionário russo Vladimir Lenin, em uma corrente de pensamento que ficou conhecida como marxismo-leninismo.
Em linhas gerais, o comunismo entende que o Estado é um instrumento ideológico da burguesia para reproduzir as relações de poder desiguais dentro da sociedade, controlando o proletariado, e por isso, o mesmo deveria ser extinto. O homem, na visão marxista-leninista, deve se autogovernar. Porém, eles admitem que tal feito não pode ser alcançado tão facilmente e admitem um período de transição da sociedade ao comunismo. Período esse que se chama socialismo, um tempo de adaptação para que os revolucionários possam introduzir o comunismo de facto.
Na realidade, a teoria proposta por Marx e Lenin nunca foi concretizada. Ao chegar ao poder, socialistas soviéticos, cubanos e chineses não lutaram pelo fim do Estado; pelo contrário, centralizaram e fortaleceram o poder estatal. Tal atitude contraria expressamente o socialismo proposto pelos seus idealizadores. Sendo assim, não se pode dizer que o socialismo marxista-leninista já foi aplicado em algum país do mundo.
Bons estudos!