Respostas
Gorduras e lipídios, como mencionado no texto, não interagem com água. Desta forma, quando estes constituem sujeiras ou é desejável removê-los de algum recipiente, torna-se necessária a presença de algum composto que tenha caráter “híbrido”, polar e apolar ao mesmo tempo (caráter anfifílico), para que este possa interagir com ambos, água e óleo (ou gordura), e seja capaz de promover a retirada do composto que não se deseja. Estas substâncias são os sabões ou os detergentes.
A molécula superior é um exemplo de detergente. Repare que a molécula contém uma parte apolar (toda a cadeia com exceção do grupo “”), e uma parte fortemente polar (). Podemos notar assim que a cadeia possui caráter anfifílico, significando que a parte polar é capaz de interagir com a água e a parte apolar, com o óleo. O composto debaixo é um sabão, que também contém uma longa cadeia apolar e uma parte polar (). As partes apolar e polar de um sabão ou detergente podem ser chamadas, respectivamente, de cauda hidrofóbica e cabeça hidrofílica.
Ação dos detergentes e sabões:
A ação dos agentes de limpeza é simples. Inicialmente, ocorre a formação da micela porque, ao dissolver o detergente (ou sabão) em água, existirá uma tendência entre as partes apolares de se unirem, formando uma estrutura similar à indicada na figura ao lado. Esta estrutura “capturará” a substância indesejável (gordura/óleo) em seu interior. O lipídio passa, então, para o interior de uma estrutura que é solúvel em água e esta o retira do recipiente com mais facilidade.
Saponificação:
A formação dos sabões (haletos orgânicos) é realizada via reação de um triacilglicerol (gordura ou óleo) com solução de hidróxido de sódio (NaOH) ou com outro hidróxido como o KOH, e aquecimento.
O resultado desta transformação química é a produção de três moléculas de sabão para cada molécula de triglicerídio consumida.
(a primeira imagem é a Molécula de detergente e sabão (Foto: Wikipedia)
(a segunda imagem é a Reação de Saponificação de um triacilglicerol (Foto: Wikipedia)
O sabão é pertencente à função orgânica dos sais de ácido carboxílico.
O que é um sal de ácido carboxílico?
A formação dos sais de ácido carboxílico ocorre quando um ácido carboxílico é colocado no mesmo meio que uma base inorgânica que tenha cátions metálicos ou o cátion amônio em sua composição.
A base inorgânica mais conhecida na formação dos sabões é o hidróxido de sódio (NaOH). Esse processo também pode ocorrer a partir da interação entre um ácido carboxílico com uma base orgânica, por exemplo, a amina.
O processo químico descrito acima é denominado reação de salificação ou de neutralização.
Aprenda mais sobre a presença de sais inorgânicos em sabões na questão 2 da tarefa a seguir: https://brainly.com.br/tarefa/46067074