• Matéria: Filosofia
  • Autor: kaiopainsdesoup7wgsv
  • Perguntado 7 anos atrás

leia a citação de tomas de aquino e responda às questões.
"encontramos nas coisas sensíveis uma ordem de caisa eficientes,já que nada pode ser causa eficiente de si mesmo, pois se assim o fosse existiria antes de si mesmo, o que e impossível. Também não é possível proceder indefinidamente nas causas eficientes. Em todas as causas eficientes ordenadas, em primeiro lugar a causa do que se encontra no meio, e o que se encontra no meio é causa do que está em último lugar, tanto se os intermédiarios forem muitos, quanto se for um só; tiradas as causas, tira-se o efeito;logo, se não for primeiro nas causas eficientes, não será nem em último nem no meio. se, porém, procedermos de forma indefinida nas causas eficientes, não haverá primeira causa eficiente, e portanto não haverá também nem efeito último nem causas intermediárias, o que é evidentemente falso. logo é necessário admitir alguma causa eficiente primeira[...]."
a) a que se refere Tomás de Aquino nesse trecho? qual seria a causa eficiente primeira?
b) qual é a influencia de aristoteles na argumentação de Tomas de Aquino?
c) Em que a posição de Aquino se distingue da teoria aristotélica?

Respostas

respondido por: gstvzika
75

Seres contingentes e seres necessários.

Seres  contingentes não tem em si próprios as causas eficientes, pois elas se encontram no ser necessário.

O ser necessário é Deus.


gstvzika: C)São Tomas de Aquino utilizando-se dos pensamentos de Aristóteles, na idade média, faz uma adaptação ou releitura dos textos adaptando-os ao cristianismo. A partir desse ponto surge a chamada filosofia Aristotélica-Tomista. :) 

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/7104177#readmore
gstvzika: B)São Tomás fez com que Aristóteles parecesse cristão de certa forma para a igreja católica não debatendo com seus interesses. São Tomás aplicava ideias de Aristóteles na teologia
respondido por: elamambretti
103

Sobre São Tomás de Aquino e as cinco vias da Existência de Deus:

a) São Tomás de Aquino nos mostra a evidência da existência de Deus através de cinco vias, que constituem uma única prova: a de que Deus existe e é cognoscível pela razão.

O trecho se refere a segunda causa eficiente, quando São Tomás de Aquino afirma que através das coisas sensíveis, verificaremos nelas uma ordem de causas eficientes, ou seja, uma ordem que consiste no fato de que certos entes produzem outros entes.

Ora, uma coisa não pode ser causa eficiente de si  mesma, pois a causa é sempre anterior ao efeito, do contrário, se algo pudesse ser causa de si  mesmo, teria que ser anterior a si mesmo, o que é um absurdo.

Por outro lado, não poderia ocorrer um retrocesso indefinido, já que, numa ordem de tal  natureza, uma causa depende da outra para existir. Dessa maneira, importa admitir a existência de uma causa eficiente primeira, que seja, por sua vez, incausada, isto é, que não seja efeito de nada.

Em São Tomás de Aquino: "É certo que existe  uma causa primeira, à qual cabe a produção universal de todos os entes. Tal causa, todos entendem ser Deus."

b)  Toda a obra de São Tomás de Aquino, segue uma minuciosa estrutura argumentativa influenciada por Aristóteles e fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da solução dos problemas  teológicos que enfrentava, utilizando-se dos princípios básicos:

. Princípio da não contradição: o ser é ou não é;

. Princípio da substância: na existência dos seres  podemos distinguir a substancia, a essência  propriamente dita de uma coisa, sem a qual ela não  seria aquilo que é, do acidente, a qualidade não  essencial, acessória do ser.

. Princípio da causa eficiente: todos os seres que  captamos pelos sentidos são seres contingentes,  isto é, não possuem em si próprios a causa eficiente  de suas existências. Portanto, para existir, o ser contingente depende do outro ser que representa  sua causa eficiente, chamado de ser necessário.

. Princípio da finalidade: todo ser contingente  possui duas dimensões: o ato e a potência. O ato  representa a existência atual do ser, aquilo que está realizado e determinado. A potência representa a capacidade real do ser, aquilo que não se realizou  mas pode ser realizar.

c) São Tomás de Aquino fez a distinção entre o ser ou existência e a essência, o que implicou a  divisão da metafísica em duas partes: a do ser em geral e a do ser pleno, que é Deus.

Assim, em todas as criaturas o ser ou existir é diferente de sua essência. Para um ser humano, por  exemplo, existir é continuar sendo sua essência, um ser humano, quando ele deixa de existir, sua essência desaparece.

O único ser realmente pleno, no que o ser ou existir e a essência se identificam, é Deus é ato puro. Não há o que  realizar ou atualizar em Deus, pois ele é completo.

Bons estudos!

Perguntas similares