Na Gestão Empresarial empreendedora nascem propulsores de carreira individual e corporativa - partindo da premissa de que a organização é um ser vivo, composto de seus colaboradores – tais como: (1) a figura do Intraempreendedor [...], o profissional “empresário”, que busca inovação e resultado; (2) “centros pensantes” espalhados por toda a organização, que desenvolvem novos negócios e (3) Unidades de Negócios, que geram resultados com autonomia [...]. (KULGELMEIER, 2017, p.1) Sendo assim, acerca da gestão empresarial empreendedora, julgue os itens subsequentes: I. O espírito empreendedor é evidente em pequenas empresas, pois seus gestores são inovadores, aventureiros e audaciosos, características fundamentais para a sobrevivência no mercado competitivo. II. O espírito empreendedor é um processo pelo qual os indivíduos procuram oportunidades, satisfazem suas necessidades e desejos via inovação e criação de empresas, geralmente, de pequeno porte. III. Um empreendedor pode acumular habilidades, experiências e conhecimentos durante anos e desenvolver-se, aplicando plano de negócios, de modo a obter sucesso. Portanto, é um mito afirmar que os empreendedores nascem feitos, ou seja, não podem ser criados. IV. Os gerentes tradicionais diferenciam-se dos gerentes empreendedores, pois os empreendedores buscam ativamente a mudança, de modo a explorar as oportunidades, ao passo que os tradicionais tendem a ser conservadores, dada a aversão ao risco e fracasso.
Respostas
Oi, amigo(a)!
Abaixo, segue a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I. O espírito empreendedor é evidente em pequenas empresas, pois seus gestores são inovadores, aventureiros e audaciosos, características fundamentais para a sobrevivência no mercado competitivo.
ERRADO. Na realidade, o empreendedorismo acontece independentemente do porte da organização e nível de escolaridade do indivíduo. Em poucas palavras, podemos definir empreendedor como uma pessoa visionária, ou seja, aquela que é capaz de identificar oportunidades de negócio em diferentes cenários de mercado.
II. O espírito empreendedor é um processo pelo qual os indivíduos procuram oportunidades, satisfazem suas necessidades e desejos via inovação e criação de empresas, geralmente, de pequeno porte.
ERRADO. Vide a explicação contante no item I.
III. Um empreendedor pode acumular habilidades, experiências e conhecimentos durante anos e desenvolver-se, aplicando plano de negócios, de modo a obter sucesso. Portanto, é um mito afirmar que os empreendedores nascem feitos, ou seja, não podem ser criados.
CORRETO. Conforme podemos observar, existem empreendedores por vocação e por necessidade. Os empreendedores por necessidade não são aptos a gerenciar um negócio do zero. Nesta direção, eles estudam para desenvolver habilidades que vão ajudar na gestão do negócio como um todo.
IV. Os gerentes tradicionais diferenciam-se dos gerentes empreendedores, pois os empreendedores buscam ativamente a mudança, de modo a explorar as oportunidades, ao passo que os tradicionais tendem a ser conservadores, dada a aversão ao risco e fracasso.
CORRETO. Na prática empresarial, os gerentes tradicionais adotam ao perfil do administrador, onde vimos a existência da abominação aos riscos.
Se tem alguém capaz de conquistar a vitória, esse alguém é você!