Respostas
PUNIÇOES HAMDEBOL:
Devem-se punir, com exclusão de 02 minutos, os jogadores que praticam falta de substituição, faltas repetidas, conduta antidesportiva, etc.
A exclusão, que será sempre de 02 minutos, poderá ser atribuída ao mesmo jogador por até duas vezes durante a partida; na terceira vez que for aplicada a um mesmo jogador, este mesmo será desqualificado da partida.
Durante a exclusão de um jogador, a equipe deverá permanecer com menos um jogador, portanto, não podendo substituí-lo.
Com relação à desqualificação, a mesma deverá ser aplicada, entre outras situações, quando ocorre uma conduta antidesportiva, faltas de jogo que sejam relacionadas à agressão física, agressão física, etc.
Em se tratando de expulsão, a mesma deverá ser aplicada aos jogadores que forem responsáveis por agressão.
Não se pode esquecer que há algumas situações específicas onde a equipe poderá ficar desfalcada de um mesmo jogador por 04 minutos – e não os 02 minutos convencionais.
Exemplo desses casos é quando um jogador recebe uma desqualificação quando está participando efetivamente do jogo e outra desqualificação, quando está fora da quadra aguardando o tempo para retornar ao jogo.
O jogo de Handebol é composto por dois árbitros com autoridade igual para decidir sobre questões relevantes ao jogo.
Além dos árbitros, haverá um cronometrista e um secretário no jogo.
O cronometrista do jogo tem como função assegurar a contagem do tempo de jogo, dos time-outs e também do tempo de exclusão de cada um dos jogadores. Caso o ginásio não possua placar público, o cronometrista deverá informar às equipes o tempo de jogo e/ou tempo faltante para o termino do jogo. Em se tratando de ginásio sem cronômetro automático, será o cronometrista o responsável pela sinalização do final dos períodos e também do jogo.
Já o secretário do jogo deverá ser responsável pela listagem dos jogadores, pela súmula do jogo, zelar pela correta entrada e saída dos jogadores em quadra.
e isso espero que tenha te ajudado