Segundo o portal do MEC, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Sobre os entendimentos da Base Nacional Comum Curricular, analise as sentenças a seguir:
I- Entende-se a BNCC como um norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas.
II- Entende-se a BNCC como base comum de documentos elaborados a partir de informações relativas a tendências pedagógicas voltadas aos interesses do sistema governamental.
III- Entende-se a BNCC como documento desenvolvido através de interesses da classe dominante, a qual determina o que, para que e o quanto deve ser apresentado aos educandos.
IV- Entende-se por propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em todo o país.
Respostas
Olá!
Apenas I e IV estão corretas.
Podemos aprofundar a resposta, observando que as bases nacionais comuns curriculares, tem o propósito de oferecer medidas que devem ser instituídas na escola levando em consideração os aspectos sociais culturais e econômicos.
Onde temos:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural; A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a responsabilidade e cidadania.
Lembrando que ela está diretamente ligada aos Parâmetros Nacionais Curriculares, que tem como objetivo as condições socioeconômicas em igualdade para as condições desfavoráveis do ensino, instituindo uma série de medidas para o exercício da cidadania
Valeu!