• Matéria: Biologia
  • Autor: lariedelrey
  • Perguntado 7 anos atrás

(Fuvest-SP) Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro a seguir.

(quadro em anexo)

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar

a) presentes no tubo 1
b) presentes no tubo 2
c) presentes no tubo 3
d) presentes no tubo 4
e) ausentes nos quatro tubos

Anexos:

Respostas

respondido por: maribragaquaresma
111

Os principais nutrientes dos alimentos colocados nos tubos são arroz = amido, clara de ovo = proteínas, óleo de milho = lipídios. Como o pâncreas contém enzimas para todos esses tipos de alimentos e age em um pH próximo de 8, espera-se encontrar os nutrientes desejados no tubo 4.

respondido por: marigiorgiani
17

e) Presentes no tubo 4

Para entender esse mecanismo é preciso conhecer o pH ideal de cada um dos órgãos do sistema digestivo, pois se houver qualquer mudança nesse valor as enzimas são desnaturadas e não conseguem atuar na digestão.

No estômago estão as enzimas proteolíticas, ou seja, que quebram moléculas de proteína e seu pH ideal é ácido, próximo a 2. Com isso, em 1 vai ter formação de peptídeos.

Já o suco pancreático tem enzimas diversas, que atuam na digestão de carboidratos, lipídios e proteínas, e o pH ideal para trabalharem é básico, similar a 8. Portanto, no tubo 4 haverá oligopeptídeos, dissacarídeo, ácido graxo e glicerídeos.

Ou seja, os produtos citados pela questão estarão presentes no tubo 4.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/10477940

Anexos:
Perguntas similares