• Matéria: Filosofia
  • Autor: camily3184
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais as duas interpretações gregas para a palavra ética? Me ajudem é urgente

Respostas

respondido por: kelvisdds
2
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".

Os sofistas pregam o relativismo radical sobre conceitos como "valor" e "verdade" que são fundamentais para a Sócrates, sendo o homem a medida de todas às coisas, para os sofista, como afirmou o próprio sofista Protágoras, sendo o protagorismo a carta magna para o posterior relativismo no ocidente.

O bem na concepção platônica, não são as coisas materiais, mas tudo aquilo que permita o engrandecimento da alma, por isso, ele ensina que o homem deve desprezar os prazeres, as riquezas e as honras em vista da pratica das virtudes.

A ética aristotélica consiste no Imperativo Hipotético, onde visa um fim, fim no qual é a felicidade.


Ética- Estoicismo: concepções éticas: deve-se "viver conforme a natureza": sendo a natureza essencialmente o logos, essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão. Sendo a razão aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas usando estes objetos através de uma sabedoria pela qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas.

Ética- Epicurismo: Epicurismo ( escola de filosofia helenística fundada em Atenas  por Zenão de Cítio no início do século III a.C). A finalidade de sua ética consiste em propiciar a felicidade aos homens, de modo que essa possa libertá-los das mazelas que os atormentam, quer advenham de circunstâncias políticas e sociais, quer sejam causadas por motivos religiosos.

camily3184: Muito obrigado mesmo
kelvisdds: por nada
Perguntas similares
8 anos atrás