• Matéria: Química
  • Autor: Lanpenn
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre isomeria óptica.

Alguém sabe como eu resolvo essa questão? Como sei se um composto é um isômero óptico? E como encontrar o carbono quiral?

Anexos:

Respostas

respondido por: Chanceler
1
A isomeria ótica somente pode ser revelada após montar a sua fórmula estrutural, pois, assim, você encontrará o carbono quiral com facilidade, que é o fator principal da isomeria ótica.

O carbono quiral é um carbono que possui quatro ligantes diferentes.

Tomei a liberdade em desenhar a letra c) 2-butanol de seus exercícios.

Numere os carbonos de 1 até 4 da esquerda até a direita.

O carbono 1 não é quiral, pois três de seus quatro ligantes são iguais, ou seja, ele forma ligação com 3 hidrogênios ao mesmo tempo.

O carbono 3 não é quiral, pois dois de seus quatro ligantes são iguais, ou seja, formam ligações com 2 gi ao mesmo tempo.

O carbono 4 não é quiral, pois três de seus quatro ligantes são iguais, ou seja, forma ligações com 3 hidrogênios ao mesmo tempo.

Nos resta agora o carbono 2 senso ele o único quiral. Os seus quatro ligantes são diferentes.
Um deles faz ligação com a hidroxila (–OH), outro com o grupo Metil (–CH3), outro com o Etil (–CH2CH3) e o último está ligado a um hidrogênio.

A forma de destaque do carbono quiral na fórmula estrutural é adicionando um asterisco ( * ) próximo ao carbono quiral.

Agora é só fazer para o restante das moléculas!

OBS: o carbono quiral deverá ter ligações simples, isto é, aqueles com um traço simples. Caso haja uma dupla ou tripla ligação neste carbono, o carbono não é quiral, podendo o remover imediatamente da ideia de carbono quiral
Anexos:
Perguntas similares