Respostas
Trabalho escravo no Brasil
O trabalho escravo hoje é definido pelo fato de muitos cidadãos estarem envolvidos em trabalhos forçados e exaustivo ao extremo que acarretam em problemas que agravam e interferem de forma negativa na dignidade, nos direitos e no sentido social e econômico dos cidadãos explorados.
Em pleno século XXI, no Brasil a escravidão envolve a vida de muitos cidadãos em todos os estados. E este mal é caracterizado pelos seguintes temas :
Trabalho forçado: o trabalhador é obrigado a executar trabalhos pesados seja por dívidas ou ameaças físicas e psicológicas que seu superior lhe expõe.
Jornada exaustiva: o trabalhador é obrigado a cumprir horas de trabalho além do permitido em um emprego digno, ou ainda não possui um tempo de descanso que necessita para recompor energias e é exposto a trabalhos além da capacidade física.
Servidão por dívidas: o trabalhador é exposto a trabalhos escravos por dívidas ao seu chefe superior, como transporte, aluguel e ferramentas de trabalho. Dividas que aumentam a cada dia.
Condições degradantes : serviços feitos em ambientes com péssimas condições de trabalho, que podem afetar na saúde e segurança do trabalhador.
Todos esses conceitos podem afetar a vida dos trabalhadores de forma que esses possam ter má qualidade e condições de vida como falta de assistência médica necessária, alojamento precário, falta de saneamento básico e água potável, péssima alimentação, entre outros.
Nos últimos anos no Brasil, muitas pessoas foram resgatadas desse estado de vida, mas ainda há muitos casos de escravidão em muitos lugares de todos os estados brasileiros, é um problema sério a ser resolvido, resta aos políticos executarem programas com mais ações de combate ao trabalho escravo, fornecendo uma melhor qualidade de escolaridade ao país, criando mais oportunidades de emprego digno aos cidadãos, aplicar penalidades mais intensas e rigorosas para desenvolvedores de trabalho escravo, dobrar as investigações em lugares isolados, e que o povo brasileiro sempre lute por seus direitos.