Respostas
Espero ter ajudado
O milho é um produto que, como qualquer outro, apresenta suas peculiaridades. Inclusive, no que diz respeito a seu plantio.
Fatores ambientais, como o déficit hídrico, a temperatura e a luminosidade afetam o crescimento e a produção do milho. Esse fato faz com que a época de plantio seja um dos fatores mais importantes a serem observados pelo agricultor, em quase todo o território nacional, principalmente nas regiões de alta latitude ou altitude.
Mas não é somente a temperatura que afeta o desenvolvimento do milho. Nas condições de cerrado, é comum um período de falta de chuvas, nos meses de janeiro ou fevereiro, o que compromete a produção, pois pode atingir a cultura em fase crítica quanto à necessidade de água.
Assim, os produtores dessa região devem ficar atentos a esse fato e programar a época de plantio de forma que os períodos críticos para a falta de água, como a floração e o enchimento de grãos não ocorram nessa época.
Em função dessas variáveis, aliado ao fato de existirem diversas espécies com ciclo de vida bastante variável, torna-se muito difícil recomendar uma época para o plantio. Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro.
Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril.