• Matéria: Saúde
  • Autor: joaofilvida8anos
  • Perguntado 7 anos atrás

cite os fenômenos respiratorios e diferencie-os

Respostas

respondido por: ikerbreno
0
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.

O fenômeno que permitem tanto a expansão pulmonar e consequente entrada de ar nos pulmões como também a retração e a saída de ar.

A essência deste fenômeno está nas alterações do equilíbrio das forças que atuam na parede torácica e nos pulmões.

Forças que atuam na mecânica respiratória

Estas forças são em número de quatro, a pressão atmosférica (PA) que tente a impedir a expansão das paredes torácicas.

A pressão interalveolar (PI) age dentro dos alvéolos e a qual, devido a sua conexão com o meio externo é igual à pressão atmosférica quando as vias aéreas estão abertas e sem fluxo de ar entrando ou saindo do pulmão, tende a distender os pulmões.


A elasticidade do tórax (ET), decorrente da estrutura da parede e que tende a expandir o tórax. Já a elasticidade pulmonar (EP), decorrente da riqueza pulmonar em fibras elásticas e que tende a retrair o pulmão.

Em condições normais as pleuras do pulmão (parietal e visceral) encontram se em contato e deslizam uma sobre a outra, sendo, necessária uma força considerável para separa-las.

A manutenção das pleuras em contato é a essência do fenômeno que permite a expansão dos pulmões.

As forças que unem as pleuras são a pressão atmosférica e a pressão interalveolar. A pressão interalveolar é igual à atmosférica quando a respiração é interrompida, no mento que não há fluxo de ar entrando ou saindo.

As forças que separaram as pleuras são a elasticidade do tórax e a elasticidade pulmonar.

O balanceamento de todas as forças em associação com a pressão negativa (cavidade pleural) é que permite expansão pulmonar na inspiração.

No movimento da inspiração quanto mais inflado estiver o pulmão maior é a pressão pulmonar (ex: balão de borracha).

Na inspiração a pressão intrapleural ou subatmosférica (dentro da cavidade pleural) diminui e o ar entra. Já na expiração forçada a pressão intrapleural é maior que a atmosférica e o ar sai.

Para isto os músculos entram em ação, como os intercostais internos, quadrado lombar, transverso do tórax e os abdominais.

Você sabia? Que qualquer fator que quebre o equilíbrio dos sistemas de forças, como os distúrbios respiratórios.

Lesões que perfure a pleura parietal (facada) faz o ar penetrar na cavidade causando um desequilíbrio, ou seja, o pulmão colaba e não expande, sendo denominado de pneumotórax.

A pleura visceral rompida deixa o ar escapar e dentro da cavidade e colaba também pode causar o fenómeno de pneumotórax.

Perguntas similares