• Matéria: História
  • Autor: stafany85
  • Perguntado 7 anos atrás

Por que os portugueses não tiveram interesse em ocupar o Brasil em 1500

Respostas

respondido por: Raysa493
2
pois eles achavam não ter ouro no território além de terem medo do desconhecido ,receio de encontrar "monstros "criaturas místicas inventadas pelo povo daquela época

stafany85: obg
respondido por: pedrotwilightsky
4
Olá, jovem!

Essa é uma excelentíssima pergunta, mas para a entender, você precisa compreender o motivo de os portugueses terem começado a colonizar em 1530. Com certeza, isso alicerçará a resposta da sua pergunta.

No início da "descoberta" do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha informou ao rei de Portugal que aquela nova terra (hoje, conhecida como Brasil) de tudo dava, ou seja, era ótima para a agricultura, além de ser muito vasta e de muito poderiam extrair. Mas o principal objetivo dos portugueses naquela época não era criar uma colônia e forma o Brasil que conhecemos hoje, definitivamente não; o objetivo era extrair tudo e qualquer riquezas que pudessem para levar a Portugal com o intuito de enriquecer a coroa. No início da "descoberta", os portugueses em suas várias patrulhas pelo litoral brasileiro e o adentramento a não tão longe na mata fez com que eles achassem uma árvore peculiar: o pau-brasil, que era muito valorizada na confecção de uma tinta cor de brasa (por isso brasil). Essa planta foi o principal produto da economia pré-colonial (1500 a 1530). Os portugueses, como você pode perceber, apenas visavam enriquecer com o que havia no Brasil.

Mas, então, por que em 1530 eles decidiram iniciar a colonização?

A senhorita lembra de um tal "Tratado de Tordesilhas"? Esse tratado dividia o mundo em dois territórios: um lado para os portugueses e o outro lado para os espanhóis. Contudo, obviamente, as outras nações não concordavam com esse tratado, afinal elas também queria enriquecer com essas novas terras.
Holandeses, ingleses e outras nações invadiam o Brasil (que não época era denominada Terra de Vera Cruz ou Simplesmente Novo Mundo), as expedições portuguesas da época relação alguns embates que havia entre esses invasores quando eles eram percebidos, afinal o Brasil é enorme. Nem sempre eles conseguiam perceber essas invasões.
E esse foi um dos grandes motivos para o rei de Portugal iniciar o processo de colonização. Ele queria proteger as terras que estavam em seu nome, a partir de um ideal grego "uti possidetis" (aquilo que ocupo é de minha posse, ou seja, se eu uso, é meu).

Então, por que ele usou a monocultura da cana-de-açúcar?

Bom, lembra da carta de Pero Vaz de Caminha que mencionei? Ela disse que essa nova terra de tudo dava.
Pois então, por que não plantar nessa terra um dos produtos mais lucrativos que existe (naquela época, claro)? Sim, o açúcar. Ele era um dos produtos mais lucrativos de todos. Então, se ele precisava colonizar para proteger o território, por que não aproveitar para instalar um sistema de agricultura altamente lucrativo? Por isso, ele o fez.



Então, por que ele não colonizou em 1500?
Porque Portugal ainda não estava enfrentando o perigo de perder as terras.
Perguntas similares