Uma das principais adaptações fisiológicas e celulares relacionadas aos exercícios físicos, está relacionada às mitocôndrias. Mudanças morfológicas, como aumento no tamanho e número de mitocôndrias na célula, podem ser observadas em indivíduos que realizam por um longo período o treinamento aeróbio (endurance). Esse efeito indica maior capacidade de consumo de oxigênio para produção de moléculas de adenosina trifosfato (ATP). Dessa forma, há sinais fisiológicos que irão estimular a célula a gerar uma biogênese mitocondrial. Faça valer a pena U1 -Bioenergética e metabolismo 23 Assim, qual alternativa contempla os sinais que podem induzir uma biogênese mitocondrial com a prática regular do treinamento aeróbio. a) Processos de destruição celular (autofagia, apoptose ou necrose) aumentando assim os sinais inflamatórios excessivos e persistentes. b) Aumento na quantidade de núcleo da célula. c) Aumento dos íons de cálcio intramuscular e da participação das espécies reativas de oxigênio. d) Aumento no volume de sangue ofertado em repouso. e) Maior liberação de agentes anti-inflamatórios intracelular.
Respostas
respondido por:
12
Letra C - Aumento dos íons de cálcio intramuscular e da participação das espécies reativas de oxigênio
respondido por:
5
c) Aumento dos íons de cálcio intramuscular e da participação das espécies reativas de oxigênio.
A prática de exercícios aeróbicos implica em um aumento da atividade mitocondrial, para que a respiração aeróbica seja capaz de atender a nova demanda energética.
Por conta disso, novos sinais na biogênese mitocondrial podem surgir, como o aumento dos íons cálcio advindos do retículo sarcoplasmático, para estimular a contração muscular (principalmente dos músculos inferiores), assim como uma maior liberação de espécies reativas de oxigênio, como consequência.
Perguntas similares
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás