Respostas
Oi, tudo bom?
Primeiro vamos conceituar trabalho, utilizando uma visão proposta por Karl Marx: trabalho é a atividade humana que visa um fim + a natureza sendo moldada.
Sendo assim, pode-se dizer que um marceneiro ao construir um móvel está realizando trabalho. Ele pensou em um fim (construir o móvel) e está moldando a natureza (trabalhando com a madeira).
Desta forma, é nítida a interação entre trabalho e meio ambiente, já que, para muitos trabalhos é preciso moldar a natureza física, e nesse processo geralmente ocorre uma degradação do meio ambiente. O lenhador, ao realizar o seu trabalho, por exemplo, derruba uma árvore. Ele estará, de certa forma, ''destruindo'' o meio ambiente.
O trabalho humano é o principal causador de destruição da natureza. O homem constrói, planta, derruba, muda, etc, tudo isso sobre a forma de ''trabalho''.
Mas nem tudo é ruim, o ser humano pode trabalhar em prol do meio ambiente também, com programas de reflorestamento, desenvolvimento sustentável, etc.
Nota: Nem todo trabalho é físico, existe também o trabalho intelectual, onde a natureza sendo moldada está na sua mente.
Bons estudos!