I – Os cálculos do EBITDA, EBIT e NOPAT possuem como finalidade a apresentação da situação econômico-financeira da organização de forma mais aprofundada. Dessa forma o EBITDA não é impactado pelos impostos sobre o lucro, como o Imposto de Renda e Contribuição Social. II – No que tange ao desempenho empresarial podemos afirmar que o EBITDA está associado ao fluxo de caixa operacional da organização. III - O EBITDA, EBIT e NOPAT além de serem índices de lucratividade, também indicam a geração efetiva de caixa em um determinado período. IV – Enquanto o EBITDA pode ser considerado o lucro operacional, o EBIT pode ser considerado o lucro por atividade. Estão CERTOS os itens:
A
II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
I e IV, apenas.
D
II e IV, apenas.
E
II, III e IV, apenas.
Respostas
Olá, tudo bem?
Resposta ----> D II e IV, apenas.
I – Falso - O EBITDA ou LAJIDA (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) é impactado pelos impostos, viso que considera o IRPJ e CSLL em sua contabilização. Todavia, o EBIT ou LAJIR ( Lucro antes dos Juros e Tributos (imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido) não é impactado por estes dois tributos IRPJ e CSLL, visto que não os considera na contabilização.
II – Correto - O EBITDA demostra o potencial de caixa da empresa, já que analisa o lucro do negócio antes de despesas como depreciação, amortização (que representam dinheiro que não sai do caixa) além do pagamento de juros, atividade não operacional.
III - Falso - Somente o EBITDA pode representar efetivamente geração de caixa, visto que o EBIT e NOPAT consideram despesas como depreciação, que não afetam o caixa.
IV – Correto - Pois, o indicador financeiro EBITDA demonstra o resultado operacional da empresa como um todo (lucro operacional), enquanto o EBIT foca no lucro por atividade, visto que não foca nos juros sobre capital próprio, recebimento de dividendos, resultado de equivalência patrimonial, etc.
Espero ter ajudado =D