Respostas
1. O que são as atividades agropecuárias?
São atividades do setor primário da economia, desenvolvidas em ambiente rural e associadas ao cultivo de plantas à criação de animais. Podem ser divididas em 3 tipos:
Agricultura – que lida com o plantio de vegetais.
Pecuária – que envolve a criação de espécies animais.
Silvicultura – atividades comerciais que envolvem plantações de árvores destinadas ao comércio de madeira.
2. Como podemos dividir as lavouras?
As lavouras são as plantações – usamos esse termo quando nos referimos ao ato de plantar e cultivar algum produto. Costumamos dividir as lavouras em permanentes e temporárias.
Permanentes são aquelas que possuem vegetação de porte arbóreo. Nesse tipo, nós não precisamos ficar plantando sempre e mesmo assim teremos várias colheitas. Exemplos: safras de laranja, café, uva, oliva e cacau.
Temporárias são aquelas que possuem vegetação herbácea. Nesse caso, você tem que plantar a cada colheita que faz. Por exemplo: safras de soja, trigo e cana-de-açúcar.
3. Quais são os fatores naturais que influenciam as atividades agropecuárias?
Clima – pela quantidade de chuva e variação de temperatura ao longo do ano
Disponibilidade de água – porque o cultivo depende da pluviosidade e de recursos hídricos
Qualidade do solo – existem solos “saudáveis” e “doentes”. Alguns são melhores para um tipo de coisa e outros são melhores para outro tipo de plantação.
Os impactos sobre o solo – esse tópico está diretamente associado ao de cima. Dependendo do como você usa a terra, ela vai perdendo nutrientes e precisa de recuperação.
Relevo – cada local é indicado para um tipo específico de plantação
Biodiversidade – esse fator também influencia nas atividades agropecuárias