Com base no texto e em seu conhecimento sobre transporte através da membrana plasmática e a química da vida, crie uma hipótese para explicar como o álcool 70 interfere no metabolismo energético dos microorganismos causando sua morte
Respostas
Nesta concentração, o etanol destroi bacterias vegetativas.
A ciência sabe que o alcool interrompe muitas funções essenciais à bactéria, embora não estejam muito claras quais destas interrupções podem levar à morte celular; mas existem prováveis efeitos:
- O álcool destrói a membrana celular externa por desidratação, por ser higroscópico e hidrofílico.
- As moléculas de álcool penetram no citoplasma e, como resultado, precipitam as proteínas devido à desnaturação.
- O álcool causa coagulação de enzimas responsáveis por atividades celulares essenciais (aí está uma causa bem provável).
-Na utilização do álcool 99,6% existe uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula e, portanto, não matando o micróbio.
Sobre o transporte através da membrana plasmática e a química da vida, uma hipótese de cómo o álcool 70% interfere no metabolismo energético dos microorganismos causando sua morte, é que os álcoois agem destruindo a membrana celular, reduzindo sua tensão superficial e desnaturando proteínas.
Sua eficácia é baseada na presença de água, pois penetra melhor nas células e bactérias, permitindo danos à membrana e desnaturação rápida das proteínas, com consequente interferência no metabolismo e na lise celular.
Sua ação é rápida, mesmo a partir de 15 segundos, principalmente em concentrações de 70% que permitem sua melhor penetração no protoplasma bacteriano. Seus efeitos biológicos do dano microbiano são geralmente breves, mas podem permanecer por várias horas.
Os álcoois têm uma ação rápida e de amplo espectro, atuando sobre bactérias gram-negativas e gram-positivas, incluindo micobactérias, fungos e vírus (vírus da hepatite B e HIV), mas não são esporicidas.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7994468