• Matéria: Química
  • Autor: dalilasousa1649
  • Perguntado 7 anos atrás

quantos átomos compõe a cadeia de glicose?

Respostas

respondido por: caiolelek
1

A glicose, glucose ou dextrose, é um monossacarídeo[4] e é um dos carboidratos mais importantes na biologia.[5] As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em seres procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glicose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - 36 ou 38 moleculas (depende da celula) de ATP por moléculas de glicose), gás carbônico e água.

Por ter 6 átomos de carbono é classificada como uma hexose, uma subcategoria dos monossacarídeos. A D-Glicose é um dos 16 estereoisômeros da aldohexose, também conhecida como dextrose acontece abundantemente na natureza, diferente de seu isomero L-Glicose. No Brasil é comumente fabricada a partir da cana-de-açúcar.

No ano de 1747, Andreas Sigismund Marggraf foi o primeiro a isolar a glicose.

A glicose quando em soluçao com a substancia Benedict sob aquecimento muda sua cor de azul para laranja .

Apresenta fórmula mínima: CH2O

Fórmula estrutural:

Alfa Alpha-D-Glucopyranose.svg

Beta Beta-D-Glucopyranose.svg

Cadeia aberta D-glucose-chain-2D-skeletal-numbers.png

Perguntas similares