Seu desafio é pesquisar e descrever uma metodologia (que já tenha sido aplicada com êxito dentro de alguma empresa para beneficiamento de seu processo industrial) caracterizando elementos de produção mais limpa e ecoeficiência. Faça um roteiro com as principais ações a serem aplicadas e dê um exemplo como case de sucesso.
Respostas
Olá!
Em primeiro lugar a ecoeficiência, tem como objetivo fornecer base para a reorientação do ensino e aprendizagem do desenvolvimento sustentável assim como o aumento da consciência pública; E a promoção de treinamento dos indivíduos para a preservação.
Um case de sucesso pode ser notado como as práticas de empresas sustentáveis como a marca d'água Just cujo o ator Will Smith e seu filho Jaden Smith são investidores, reutilizando os materiais das garrafas e tendo 98% de pureza passagem da água para as garrafas.
Vale ressaltar que a educação ambiental pode ser desenvolvida de forma dinâmica, inicialmente com apresentação teórica sobre os conceitos de sustentabilidade e as políticas ambientais e logo após atividades práticas e coletivas.
Até mais!
Resposta:
Os conceitos de produção mais limpa (P+L) e de ecoeficiência são ferramentas de apoio à gestão ambiental nesse cenário de desenvolvimento empresarial sustentável. De forma prática, ser ecoeficiente significa fazer mais com menos e de forma melhor, ou usar mais eficientemente os recursos naturais nos processos econômicos.
Metodologia de P+L na busca de Ecoeficiência (energética, por exemplo) em processo industrial:
1° Passo: Avaliação do processo industrial e diagnóstico da empresa;
2° Passo: Análise de dados;
3° Passo: Organização do levantamento de dados;
4° Passo: Estudo e planejamento das ações;
5° Passo: Avaliação P+L (análise das causas do desperdício de energia no processo);
6° Passo: Geração de alternativas P+L;
7° Passo: Implementação;
8° Passo: Sistema de gerenciamento (monitoramento, análise do processo e plano de melhoria);
9° Passo: Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental;
10° Passo: Plano de monitoramento e continuidade.
Case de sucesso:
Empresa transporte urbano na região metropolitana de Porto Alegre gastava em média 50 mil reais em uso de água mensal para lavar sua frota de ônibus. Após implementar um sistema de lavagem que recicla até 90 % da água e ainda é capacitado com um tratamento à base de ozônio para eliminação de bactérias que possam dispersar na pulverização do jato d'água, reduziu não apenas os gastos financeiros para apenas 5 mil reais, como também o consumo de um precioso recurso (água) nessa operação.
O custo de investimento no processo mais eficiente foi suprido no primeiro mês da empresa de ônibus, e hoje ela possui um gasto inferior na fonte, tanto econômico quanto ambiental. Além disso, os 10 % da água que não são reciclados pelo equipamento de reuso desse líquido são repostos hoje por captação de água da chuva pela empresa para lavagem dos veículos
Explicação: