• Matéria: Português
  • Autor: Anael28
  • Perguntado 7 anos atrás

Característiscas das obras de Basílio da Gama.

Respostas

respondido por: nicnauth5
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O Uraguai [ver Antologia] , obra principal de Basílio da Gama, parte de um tema contemporâneo do autor, a louvação de Pombal e o heroísmo indígena. Apesar de não ser assunto tão grandioso para o gênero épico, consegue criar uma poesia de boa qualidade, ágil, expressiva, e, no conjunto, a melhor que se fez na época entre nós. Os versos, em decassílabos brancos e sem divisão de estrofes, distribuem-se em apenas cinco cantos (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo). Esse tipo de verso e o movimento oscilatório entre os decassílabos heróicos e sáficos apressam a estrutura do poema, tornando-o mais lírico-narrativo do que épico.

Devido à intenção política do poeta, homenagear o Marquês de Pombal e repudiar os jesuítas, cai no laudatório e no caricato. Fugindo da estrutura camoniana, não se utiliza da mitologia, mas adota o maravilhoso, através do exótico e do primitivismo indígena; é o advento do índio como tema literário. Sem cair no lugar comum do bucolismo do Arcadismo, exalta a natureza e o "bom selvagem". As imagens densas e rápidas da natureza revelam já um direcionamento para o paisagismo do Romantismo.O Uraguai [ver Antologia] , obra principal de Basílio da Gama, parte de um tema contemporâneo do autor, a louvação de Pombal e o heroísmo indígena. Apesar de não ser assunto tão grandioso para o gênero épico, consegue criar uma poesia de boa qualidade, ágil, expressiva, e, no conjunto, a melhor que se fez na época entre nós. Os versos, em decassílabos brancos e sem divisão de estrofes, distribuem-se em apenas cinco cantos (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo). Esse tipo de verso e o movimento oscilatório entre os decassílabos heróicos e sáficos apressam a estrutura do poema, tornando-o mais lírico-narrativo do que épico.

Devido à intenção política do poeta, homenagear o Marquês de Pombal e repudiar os jesuítas, cai no laudatório e no caricato. Fugindo da estrutura camoniana, não se utiliza da mitologia, mas adota o maravilhoso, através do exótico e do primitivismo indígena; é o advento do índio como tema literário. Sem cair no lugar comum do bucolismo do Arcadismo, exalta a natureza e o "bom selvagem". As imagens densas e rápidas da natureza revelam já um direcionamento para o paisagismo do Romantismo.


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