• Matéria: História
  • Autor: vitor7810
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo da independência da Bahia

Respostas

respondido por: larisse2495
19


A declaração de independência feita por Dom Pedro I, em sete de setembro de 1822, deu início a uma série de conflitos entre governos e tropas locais ainda fiéis ao governo português e as forças que apoiavam nosso novo imperador. Na Bahia, o fim do domínio lusitano já se fez presente no ano de 1798, ano em que aconteceram as lutas da Conjuração Baiana. 

No ano de 1821, as notícias da Revolução do Porto reavivaram as esperanças autonomistas em Salvador. Os grupos favoráveis ao fim da colonização enxergavam na transformação liberal lusitana um importante passo para que o Brasil atingisse sua independência

respondido por: Loudbruna
9

Resposta:

O Movimento de independência da Bahia ocorreu em 2 de março de 1822 e obteve desfecho em 2 de julho de 1823, movimentado pelo sentimento federalista emancipador do seu povo, terminou pelo inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.

A luta pela independência da Bahia começou antes mesmo da independência do país, porém apenas deu-se dez meses após o 7 de setembro.

Nos conflitos pela independência obtiveram-se 750 mortos e 280 feridos na Bahia, 2.500 mortos, 700 feridos e 300 capturados de Portugal.

Explicação:

Perguntas similares