Respostas
Olá, Marianecastr23!
Falar de crises financeiras não é algo simples de se fazer. Aqui tentarei resumir o básico a respeito da Crise do Subprime e seus impactos no Brasil, porém suas causas e impactos são muito mais profundos e complexos.
A Crise do Subprime foi uma das piores enfrentadas pelo capitalismo moderno. Foi desencadeada em meados de 2007, tendo seu ápice em 2008. O termo Subprime se refere a empréstimos concedidos a pessoas que não possuíam uma boa análise de crédito nos Estados Unidos (clientes a quem geralmente os bancos negavam financiamentos para a casa própria). Com os juros baixos e a economia americana em expansão por volta de 2003, esse tipo de crédito começou a ser distribuído de forma descontrolada pelos bancos. As taxas do subprime variam de acordo com as oscilações na economia. Assim quando os juros básicos americanos aumentaram, esse tipo de financiamento ficou mais caro também, o que levou muitos clientes a não pagarem as dívidas corretamente. Isso levou a uma crise no caixa dos bancos que reduziram o crédito até mesmo entre os bons pagadores. A grande inadimplência somada a muitos outros fatores levaram a um colapso no sistema financeiro americano que logo se alastrou pelo mundo.
No Brasil essa crise afetou a bolsa de São Paulo que teve uma forte queda. Exportações diminuíram, afetando a economia e o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiros.
Bons estudos!
Feliz Natal e um excelente Ano Novo! :)