• Matéria: Geografia
  • Autor: malu1401
  • Perguntado 7 anos atrás

Caracterize o movimento sionista e aborde duas consequências:

Respostas

respondido por: bianca5213
2
O clímax do sionismo se deu durante e após a segunda guerra mundial. O temor pelo nazismo de Hitler na Europa fez com que os grupos antissionistas revissem a situação. Milhares dos que conseguiam fugir do horror do nazismo corriam para a Palestina e, depois da guerra, o fluxo de emigração cresceu exponencialmente. Movidos pelo medo, os judeus começaram a aumentar de número na Palestina, principalmente nas cidades sagradas.

A recém-criada ONU (Organização das Nações Unidas) precisava realocar esse povo que clamava pelo direito dado por Deus de tomar controle novamente daquele território, o que conseguiu. Em 14 de Maio de 1948 a ONU criou o Estado de Israel e finalmente eles puderam ser chamados de israelitas novamente. Contando com o apoio da maioria dos países, Israel criou muitas inimizades por conta disso. Os grupos árabes antissemitas começaram a se unir e a rebelar-se contra o Estado de Israel, e um dia após ser declarado um Estado oficialmente, os inimigos da região lançaram um ataque poderoso tentando enfraquecer ou destruir Israel.

Mas não obtiveram sucesso. Israel como já dito anteriormente tinha ganhado o respeito de vários países como os EUA e a Inglaterra. Em (ano) uma união entre vários países muçulmanos declarou guerra ao Estado de Israel, estavam envolvidos entre eles Egito, Jordânia e Síria, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. Israel mais uma vez ganhou a guerra em um período tão curto que ficou conhecida como “A guerra dos 6 dias”.

As consequências do sionismo são vistas até hoje, o conflito entre grupos radicais islâmicos e Israel são frequentes. Não obstante Israel não seja um país terrorista, as agressões sofridas por seus vizinhos que não aceitam e não reconhecem esse povo como o de direito são muitas, haja em vista os inúmeros grupos terroristas nascidos naquela região.

Porém, o sionismo foi importante não só para o povo judeu, mas para o mundo como um todo. Israel é hoje uma forte potência militar e de longe o país mais desenvolvido daquela região, com tecnologia de ponta e uma indústria de turismo que cresce como nunca.
Perguntas similares