Derivativos sao instrumentos derivados de outros ativos ou indices e fornecem proteçao contra variaçao de preços,cambio, taxa de juros e outros fatores.
assinale a alternativa que NAO corresponde a um tipo de derivativo:
A contratos a termo
B contratos futuros
C contratos de opçao
D contratos de swap
E contrato de cambio
Respostas
E) Contratos de Câmbio não corresponde a um tipo de derivado.
Derivativos – o termo derivativo está cada dia mais difundido. Desde a criação do sistema Home Broker pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), esses títulos passaram a ser negociados pelos cidadãos de classe média. Todavia, sua existência no meio empresarial não é recente. Tais instrumentos são usados para proteger as operações das empresas de riscos oriundos do ambiente econômico.
Como o próprio nome sugere, derivativos são instrumentos derivados de outros ativos ou indicadores. Dessa forma, seus retornos estão associados aos ativos ou indicadores-base, denominados ativo objeto. Assim, o resultado de um derivativo associado ao índice Bovespa, como é o caso do mini-índice, terá seus ganhos associados à variação daquele indicador.
Os principais derivativos encontrados em nosso mercado são os contratos a termo, futuro, de opções e de swap.
Contrato a termo, provavelmente a primeira forma de derivativo criada, também são contratos mais simples. Por esse tipo de contrato, um vendedor e um comprador se obrigam a negociar um determinado ativo ou índice em uma data futura por um preço combinado na ocasião da assinatura do contrato.
Contrato futuro constitui uma evolução do contrato a termo. Embora sejam semelhantes em vários aspectos, eles apresentam algumas diferenças para permitir a negociação dos contratos em bolsa de mercadorias.
No Mercado de Opções, um investidor (denominado lançador) lança uma opção de compra, obrigando-se a vender o ativo correspondente a certo preço em uma data de vencimento (ou exercício) determinada pela bolsa.
Outro investidor (denominado titular) compra essa opção, pagando por ela um valor denominado prêmio, e adquire o direito de comprar esse ativo naquela data, denominada data de vencimento, por aquele preço previamente acertado, chamado de preço de exercício. No dia do vencimento, o comprador da opção pode ou não exercer seu direito, de acordar com seus critérios pessoais. Caso o titular da opção resolva comprar o ativo, o vendedor da opção será obrigado a vendê-lo por aquele preço previamente acertado. Essa opção na qual o comprador tem o direito de comprar um ativo é denominada opção de compra, sendo também conhecida por call.
Contrato swaps são operações nas quais duas entidades trocam direitos e obrigações opostas para reduzir riscos decorrentes de determinados contratos. Dessa forma, uma empresa assume a obrigação de pagar o que outra tem a receber e, em troca disso, tem suas obrigações quitadas por essa empresa. O exemplo mais comum refere-se às operações de swap cambial.
Letra "E" - Contrato de câmbio NÃO É UM DERIVATIVO.