As discussões acerca do tema mente-cérebro na Filosofia deram origem, na área da Psicologia, à Psicologia Cognitiva como sendo uma abordagem científica que se opunha ao behaviorismo, em uma tentativa de retornar às discussões mentalistas que aconteciam durante o auge da psicanálise (final do século XIX e começo do século XX). A respeito da Psicologia Cognitiva, analise as afirmativas que se seguem. I – A psicologia cognitiva nega o materialismo behaviorista, partindo de um ponto de vista dualista sobre os processos cognitivos e mentais. II – A psicologia cognitiva parte do pressuposto de que não é possível tratar a relação entre o estímulo e a resposta como algo simples e linear. III – Nesta abordagem a atenção recai sobre as estruturas, os processos e os mecanismos que constituem a mente do indivíduo. FREITAS, M.F.R.L. PINTO, R.O. FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Está correto o que se afirma em: Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. I, II e III.
Respostas
respondido por:
13
Olá!
Apenas III.
Bem, o conhecimento cognitivo parte do aprendizado de diferentes objetos ao nosso redor.
No caso apresentado, as crianças utilizarão a memória para absorver aquilo que foi visto e ela interagiu e a partir da atenção ela poderá colocar em prática a solução para alguma atividade ou até mesmo interpretar como sua ação foi tomada.
Por isso, é importante que desde a fase mais básica do ensino a criança seja instruída a utilizar a memorização e buscar formas criativas para aprender e solucionar os problemas, pois isso irá contribuir para sua formação ao longo da vida.
Valeu!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás