Respostas
Eu não posso te dar uma conclusão muito centrada porque eu assisti o filme há um tempo, mas vou dar à você uma análise pessoal do que eu consegui compreender do filme.
É um filme que foi inspirado num livro, escrito pela ex esposa do senhor Hawking, eu vejo nela uma visão muito romântica de como aconteceram as coisas. Onde temos apresentado um drama e um romance, que de fato foram inspirados em fatos reais.
Ali conseguimos compreender um pouco mais da vida pessoal do Hawking, e de como foi para ele ir, aos poucos, perdendo o movimento do próprio corpo. Das dificuldades enfrentadas pelo casal, onde vemos não só o que ele passava em casa com dificuldade de locomoção, ou o que ela passava, tendo que cuidar dele. mas também o que as pessoas falavam, igual quando acusaram ela de o estar traindo, apenas porque ele andava numa cadeira de rodas e, de acordo com as pessoas, o filho não poderia ser dele (mas o p* subia sim, fiquemos numa boa com isso).
Hawking tem a história muito diferente de Einstein. Einstein era espertinho, passava pelas coxas porque para ele era fácil estudar o semestre todo em uma noite e tirar seis, demorou para ele tornar-se o acadêmico que foi, demorou para ser levado à sério. Com Hawking não, ele já estava trabalhando fortemente em projetos importantes, estava com a vida ganha, tinha o emprego dos sonhos, era casado, tinha tudo. A doença só serviu para atrapalhar a vida dele em todas as áreas. Imagine como foi? É uma história de superação.
Repare no final do filme, quando uma mulher derruba uma caneta e Hawking imagina a si mesmo levantando e entregando a caneta para ela. O que ele não daria para ter sua vida de volta? Ele superou em partes, continuou sendo um gênio, mas um gênio preso dentro do próprio corpo. Terrível.
Enfim, espero que de alguma forma isso tenha te ajudado.