Respostas
A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração. Veja bem, então:
Produtividade primária líquida = produtividade primária bruta - respiração.
Um abraço!
A produtividade primária bruta é toda a energia produzida em determinado ecossistema, já a liquida, é a que de fato circula na cadeia alimentar, ou seja, é o desconto do consumo do produtor sobre o produto total.
Quanto mais longe do nível mais baixo, ou seja, o nível primário, mais variado e diferente são os indivíduos da pirâmide dos níveis tróficos, por exemplo, nas cadeia alimentares, existem muito mais variedade de consumidores quaternários do que a dos consumidores primários, dessa forma surge diversas teias alimentares que interagem entre si.
A pirâmide de biomassa tende a diminuir, ou seja, a competição é maior de acordo com o nível trófico, quanto mais alto, mais competitivo é, por exemplo, a energia que o consumidor secundário pode entregar para o terciário é menor, pois o secundário usou uma parte os seus processos biológicos.
Caso queira estudar mais sobre níveis tróficos e cadeia alimentar, pode acessar:
brainly.com.br/tarefa/16305331