Respostas
Os seres multicelulares são constituídos através de conjuntos de células distintas, onde cada uma é responsável por uma série de atividades. Os diferentes tipos celulares que compõem um organismo fazem com que os órgãos e tecidos desempenhem funções distintas e integradas. Um organismo pode apresentar muitos tipos celulares como células arredondadas, alongadas, em forma de colunas entre outras, sendo que a forma dessas células está relacionada com a função que desempenham, nos diferentes tecidos.
Embora exista uma grande variedade de células em relação à forma e à função, é importante lembrar que todas elas originaram de um mesmo tipo celular: o ovo ou zigoto. Por esse motivo, todas as células apresentam o mesmo genoma. Esse processo pelo qual a partir de uma célula indiferenciada (zigoto) tenhamos células distintas quanto à forma e função é denominado diferenciação celular. A diversidade celular é importante para construção, manutenção, e regulação dos organismos vivos. Pode ser por vias metabólicas diferenciadas, estruturas celulares distintas ou localização específica , mas a diversidade celular é o que garante a vida. Células são estruturas vivas que estabelecem um conjunto de relações e divisões de trabalho, promovendo portanto o funcionamento de tecidos, órgãos e estruturas. possuem formas e tamanhos diferentes e são capazes de se adaptar quanto a sua morfologia e a sua função. isso pode ocorrer desde um protozoário até uma célula especializada.
As células podem ser procarióticas ou eucarióticas. De forma geral todas elas possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. Células procarióticas são mais simples do que as eucarióticas. Nesta, o DNA não está envolto por membrana, não existe núcleo definido pela carioteca e podem-se encontrar ribossomos dispersos no citoplasma (síntese de proteína). Podem também ser encontrados plasmídios (moléculas circulantes de DNA). Externamente a membrana plasmática existe a parede celular. Indivíduos eucariotos são unicelulares, como exemplo as bactérias, cianofíceas (responsável pela fotossíntese), micoplasma, rickéttsia e clamídias. As células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade. Essas complexidades começam a partir do momento em que essas células possuem núcleo individualizado, envolvido por carioteca. Seu citoplasma é conectado por uma rede de tubos e canais membranosos, nesse são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo de golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas. Dentre os indivíduos eucariotas estão os animais, os vegetais, os fungos e os protozoários.