Respostas
Sócrates foi o pai da Filosofia
Antes, no período pré-socrático, dos filósofos naturalista, a filosofia era como um barco guiado pelo vento, bastava abrir as velas e o barco tomava um rumo. Depois dele, os ventos cessavam e eles tinham que usar força física para movimentar os remos, um trabalho duro. Segundo Platão, este seria o trabalho do filósofo ao buscar por meio da razão e da dialética, o mundo supra-sensível, o mundo das idéias, que traria explicação para os fenômenos do mundo sensível
Oi, tudo bom?
Sócrates foi um filósofo grego, mais precisamente ateniense, que revolucionou a filosofia. Sócrates foi o primeiro a introduzir o debate ético-político nas investigações filosóficas. Isso foi uma ruptura tão grande no pensamento grego que a filosofia é divida em ''antes de Sócrates (pré-socráticos)'' e ''depois de Sócrates''.
Antes dele começar a filosofar, todos os pensadores somente investigavam os fenômenos da natureza, em uma tentativa de explicar racionalmente o mundo ao nosso redor. Sócrates mudou o rumo das perguntas, ele começou a indagar qual a posição do homem no mundo e como se relaciona com os demais, em uma virada antropocêntrica (voltada para o homem).
Sócrates começou a investigação filosófica sobre a ética, política, virtude, linguística, etc. Assuntos que antes dele não eram contemplados no pensamento filosófico grego.
Bons estudos!