• Matéria: ENEM
  • Autor: isabella4833
  • Perguntado 7 anos atrás

O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características aO aproximação entre inovação e saberes antigos.© conciliação entre revelação e metafísica platônica.© vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa. © separação entre teologia e fundamentalismo religioso. © contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

Respostas

respondido por: Danas
132

Olá!

A afirmativa correta é: vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.

O que houve nessa discussão foi a vinculação da escolástica com as praticas de pesquisa.

Sendo assim, houve uma certa separação dos saberes antigos e os saberes científicos, também houve um certo refinamento dos métodos científicos e de pesquisa da época.

respondido por: ninahbds
74

Resposta:

Contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

Explicação:

O século XVIII enquanto século das luzes, tem como principal característica a contraposição entre razão e fé, ciência e religião. No ambiente filosófico do antigo regime não foi diferente, suas principais características foram a contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

Perguntas similares