TEXTO IAs fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimaçãoda ordem social tanto quanto do conflito.CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário.Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.TEXTO IIAs últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende aO liberação da circulação de pessoas.© preponderância dos limites naturais.© supressão dos obstáculos aduaneiros.© desvalorização da noção de nacionalismo.© seletividade dos mecanismos segregadores.
Respostas
respondido por:
129
A alternativa correta é “seletividade dos mecanismos segregadores”
No mundo moderno, com a globalização e o aumento do fluxo de pessoas entre os países, as noções de fronteiras precisaram ser redefinidas. Isso porque agora não bastam as barreiras naturais, que são transponíveis, mas também formas de integração social.
Assim, os mecanismos segregadores são tidos como uma barreira interna dos lugares, onde impede-se que a pessoa diferente seja assimilada.
respondido por:
16
Resposta:
A alternativa correta é “seletividade dos mecanismos segregadores”
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás