• Matéria: ENEM
  • Autor: ReulesRodrigues8323
  • Perguntado 7 anos atrás

Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes.São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pelaO disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.© proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica.© submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real.© fuga da península arábica como afastamento dosconflitos sucessórios.© ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
80

Bom dia!

a. disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.

A decisão do  califa Al-Mansur baseou-se, principalmente, na grande disponibilidade fluvial, motivo pelo qual as cidades poderiam prosperar.

Dessa forma, a dominação política dos povos árabes poderia ser efetivada, a partir do momento em que a economia se mantivesse de forma constante, visto que as terras férteis garantiriam a prosperidade a longo prazo.

respondido por: juscelino765
27

Resposta:

Resposta correta: letra A

Explicação:

A questão exigia conhecimentos históricos e geográficos sobre a expansão do islã e a formação do Império Árabe, bem como demandava a habilidade de interpretar aspectos do texto.

a) Correto. O califa Al-Mansur, que foi o segundo soberano da Dinastia dos Abássidas, estabeleceu que Bagdá seria a nova capital do Império Árabe. Anteriormente, a capital era Damasco, na atual Síria. Bem como mostra o texto, a sua decisão levou em conta aspectos geográficos do local, já que “tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede canais”. Nesse sentido, Bagdá conseguiria atender as necessidades logísticas, econômicas, estratégicas e militares que a unidade do Império Árabe exigia.

→ As alternativas “b”, “c”, “d” e “e” mencionam aspectos que não se encontram relacionados às razões que orientaram a construção de Bagdá naquele determinado local. Isto é, o texto menciona que o local seria adequado em virtude da disponibilidade de rotas e terras férteis: “tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede canais”. Logo, a construção de Bagdá não foi motivada por questões de proximidade com áreas urbanas (alternativa B), nem por questões religiosas (alternativa C) ou mesmo pela ideia de fuga ou contenção de conflitos sucessórios ou militares (alternativas D e E).

Fonte: AgoraVaiENEM2020

Perguntas similares