No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set.-nov. 2007.No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)O conclusão operacional obtida por lógica dedutiva.© visão de mundo marcada por preconceitos morais.© hábito social condicionado pela religiosidade popular.© conhecimento empírico apropriado pelo senso comum.© padrão de preservação construído por experimentação dirigida.
Respostas
Olá.
Tudo bem?
Conforme o enunciado, consegue-se compreender que o mesmo fala sobre a procura de uma solução que envolve a caça de forma sustentável. Procura-se uma resposta para o problema apresentado.
Com isso, o conhecimento empírico, que nada mais é aquele que se baseia nas experiências e no que é visto, apresentou-se com uma boa solução passando até mesmo a primeira ideia que não levaram em conta os demais conhecimentos de refúgios que não foram abordadas anteriormente.
Portanto a alternativa correta é a letra D.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra D
Explicação:
Esta é a questão correta, porque leva em conta os saberes populares e a apropriação de saberes acadêmicos pelos seringueiros; os caçadores compreenderam que havia uma falha no modelo graças às suas experiências e no seu conhecimento empírico.