As pessoas que utilizam objetos cujo princípio de funcionamento é o mesmo do das alavancas aplicam uma força, chamada de força potente, em um dado ponto da barra, para superar ou equilibrar uma segunda força, chamada de resistente, em outro ponto da barra. Por causa das diferentes distâncias entre os pontos de aplicação das forças, potente e resistente, os seus efeitos também são diferentes. Afigura mostra alguns exemplos desses objetos.Em qual dos objetos a força potente é maior que a força resistente?O Pinça.© Alicate.© Quebra-nozes.© Carrinho de mão. E Abridor de garrafa.
Respostas
Olá,
Podemos inferir que o princípio de alavanca está presente em nosso dia a dia, sendo que as pessoas, no geral, fazem uso de objetos cujo princípio de funcionamento é o mesmo do das alavancas - aplicam urna força, chamada de força potente, tal como proposto no enunciado.
Basicamente, o objeto que costumamos utilizar que possuem um exemplo onde a força potente é maior que a força resistente trata-se da Pinça, sua resistência à força potente é menor (apertamos ela sem que haja grande resistência).
Letra A, a Pinça.
Abraços!
Resposta: Letra A (Pinça).
Explicação:
Levando mais pro lado matemático, você tem que analisar a distância da potência aplicada até ponto fixo e a distância da força resistente aplicada até o ponto fixo:
P x Dp = R x Dr
Sendo Dp = distância potente e Dr = distância resistente, tudo isso em relação ao ponto fixo.
Analisando a igualdade, para ter um potência maior que a força resistente(R), eu preciso que a Dp seja menor que a Dr, assim, a potência ficaria grande e a resistência ficaria pequena. É uma questão de proporcionalidade.
Logo, se você analisar as distâncias Dp e Dr de todos os objetos, verá que o único que possui Dp menor que Dr é a Pinça.